LUZ MARTINISTA
luz_martinista_web

Livreto Informativo

Contato:

Tradicional Ordem Martinista

Rua Nicarágua, 2620 -Bacacheri – 82515-260
Curitiba, Paraná – Brasil

Tel: (41) 3351-3000
Fax: (41) 3351-3065
E-mail: martinismo@amorc.org.br

logo_tom_Dois modos de afiliação à Tradicional Ordem Martinista são possíveis:

1. Afiliação de Oratório: Oratório é o nome que se dá no Martinismo ao local de estudo privado no lar, correspondente ao termo Sanctum, na AMORC.

O estudante de Oratório é, portanto, um estudante da filosofia Martinista. Para isto, é necessário que ele seja um estudante Rosacruz que tenha alcançado o Primeiro Grau de Templo da AMORC. Deve então submeter à Grande Loja da AMORC – que relativamente à T.O.M. denomina-se Grande Heptada – uma proposta de Afiliação à Tradicional Ordem Martinista (anexa), enviando ao mesmo tempo o valor correspondente à taxa de inscrição e pelo menos uma contribuição trimestral. Aprovada a Proposta, ele (a) passa a receber os Manuscritos Martinistas, que deve estudar a razão de um por mês, em seu Oratório e num dia de semana por ele mesmo escolhido. O estudo abrange três Graus, cada qual com a duração de dois anos e precedido de um inspirador Ritual Martinista, semelhante aos Rituais de Sanctum da AMORC. As Iniciações Tradicionais que podem torná-lo um Iniciado Martinista só são conferidas no outro modo de afiliação, isto é, numa Heptada ou Atrium Martinista. Como Irmão / Irmã ativo de Oratório, o estudante faz jus à afiliação a uma Heptada ou Atrium Martinista, assim como na Ordem Rosacruz o estudante ativo de Sanctum faz jus à afiliação a um Organismo Afiliado (Pronaos, Capítulo ou Loja) da AMORC.

Embora a afiliação de Oratório não confira o status de Iniciado Martinista, oferece as oportunidades de um estudo privado no lar, de modo que o estudante possa ajustar o trabalho a suas características e conveniências pessoais. Terá sob sua guarda e proteção, por empréstimo, material escrito para estudo, revisão e consulta durante todo o tempo em que mantiver sua afiliação à Grande Heptada ativa.

2. Afiliação de Heptada ou Atrium Martinista é o nome do grupo Martinista autorizado e supervisionado pela Grande Heptada, à semelhança dos Organismos Afiliados da AMORC. O vocábulo heptada vem do grego hepta, que designa o número sete (7). Trata-se, assim, de um grupo Martinista dirigido por sete (7) Oficiais sendo que o número mínimo de estudantes Rosacruzes/Martinistas para fundar uma Heptada é de vinte e um (21) Membros ativos. Já um Atrium Martinista é para grupos menores, dirigido por três (3) Oficiais e o número mínimo para fundar um Atrium é de sete (7) Martinistas ativos. Tanto o trabalho na Heptada como num Atrium Martinista é conduzido na mais estrita regularidade Tradicional e as três Iniciações são conferidas na Heptada (Associado, Iniciado e S.I.). Já num Atrium Martinista será conferida apenas a Iniciação ao Grau Associado. Para as demais Iniciações (Iniciado e S.I.) os Membros do Atrium recorrerão a uma Heptada Martinista. São conferidas com a presença física do candidato, por Oficiais devidamente Iniciados segundo os imperativos da Tradição Martinista. Este modo de afililiação está aberto a todos os estudantes Martinistas que possam frequentar reuniões denominadas Conventículos, realizados uma vez por mês na Heptada ou Atrium Martinista.

Para se afiliar a uma Heptada ou Atrium Martinista, o estudante deve ser Membro ativo de Oratório – afiliado, portanto à T.O.M., junto à AMORC – G.L.P. e comprovar ter recebido a Iniciação ao primeiro Grau de Templo em uma Loja Rosacruz oficialmente constituída. Deve então se apresentar em uma Heptada ou Atrium Martinista, comprovar sua condição de Membro ativo de Oratório e preencher uma proposta de afiliação à Heptada ou Atrium. Aprovada a proposta pela Heptada ou Atrium, o estudante se apresentará para receber a Iniciação ao Grau Associado, que é o primeiro Grau da Tradicional Ordem Martinista, sendo confirmado como Irmão / Irmã estudante regular de Classe. A afiliação em uma Heptada ou Atrium Martinista implica numa contribuição módica para rateio das despesas de manutenção.

Nos Conventículos são estudados os Manuscritos Martinistas, ao longo de três Graus, cada qual com a duração de dois anos: Associado, Iniciado e S.I. (Superior Incógnito). Embora fundamentais, os dois primeiros Graus são preliminares ou preparatórios; o terceiro Grau S.I., é o que confere decisivamente o status de Iniciado Martinista. Aos três Graus seguem-se Conventículos para apreciação de mensagens Martinistas no que é chamado de “Círculo dos Filósofos Desconhecidos”, sem limite de duração.

O estudante Martinista de Oratório pode receber a Iniciação ao Grau Associado sem estar afiliado a uma Heptada ou Atrium Martinista. Este é um benefício a que todo Irmão ou Irmã estudante de Oratório tem direito de receber, estando dentro dos pré- requisitos estabelecidos: ser estudante Rosacruz e Martinista e ter recebido no mínimo a Iniciação ao Primeiro Grau de Templo em uma Loja Rosacruz oficialmente constituída. Isto lhe permite participar em Conventículos Martinistas Gerais realizados por ocasião de Convenções Rosacruzes Nacionais, Regionais ou Mundiais, ou visitar uma Heptada ou Atrium Martinista. Mas para participar regular e plenamente nas atividades de uma Heptada ou Atrium Martinista é preciso estar afiliado a eles.

AFILIE-SE!